Como já é uma tradição, as entregas da Cota Capital aos associados da Alfa geram expectativa, alegria e também reencontros. Muito além dos valores financeiros, algo muito especial é a relação próxima e o gesto de confiança que se fortalece.
Ao longo de 2025, a Cooperalfa contabilizou mais de R$ 50 milhões em cota capital. Um montante distribuído proporcionalmente ao movimento econômico de cada cooperado e que representa o direito adquirido por quem atingiu os critérios de tempo de associação e idade, conforme estabelece o Estatuto Social da Cooperalfa.
Para o presidente Romeo Bet, é motivo de alegria e satisfação, retribuir aos associados um pouco do que eles ajudam a construir. “Ficamos felizes ao ver a participação de cada família e perceber que a confiança se amplia constantemente. Isso nos encoraja a driblar os desafios e evoluir”, declarou.
Outro ponto destacado pela cota, é a importância da participação dos associados juntamente à transparência da cooperativa e o compromisso com a evolução dos negócios.
Neste ano, a Cooperalfa acrescentou na cota capital dos associados, mais de R$ 178 milhões. Mais um reflexo da expansão. “Isso demonstra o interesse dos associados, principalmente em relação a negócios e trabalhos sociais e técnicos com a Alfa. Só temos a agradecer a todos e reafirmamos nosso compromisso de entregar a Cota Capital”, comentou o 1º vice-presidente, Cladis Jorge Furlanetto.
O segundo vice-presidente, Edilamar Wons, pontuou que a Cota Capital é um reflexo do movimento cooperativista. “A Alfa expande seus negócios para diversas regiões e já realizamos entregas da cota no MS e RS, locais em que estamos a menos tempo. Isso demonstra a responsabilidade e a transparência com as famílias associadas, tanto na parte econômica, como social”.
Eventos regionais
Um formato que marca a entrega da Cota são os eventos regionais. Neste ano, foram 11 e contemplaram: o Noroeste Gaúcho (17/04); Quilombo (23/04); Coronel Freitas (29/04); São José do Cedro (07/05); Águas de Chapecó (08/05); Chapecó (13/05); Xaxim (21/05); Campo Erê (11/06); Braço do Norte (20/10); MS (02/10) e Canoinhas (13/06).
Associados como o S. Irineu Ranck, demonstraram a alegria ao receber a Cota Capital. Como ele mesmo disse: uma vitória no cooperativismo. “Percebemos a reciprocidade. Fizemos a nossa parte e a cooperativa faz a dela, e assim, todos evoluem juntos. Recebi a Cota Capital porque fui fiel à cooperativa”, declarou.
A palestrante Greici Rohr, enalteceu que durante os eventos fica ainda mais presente o espírito cooperativista. “Aqui colhe-se o que é plantado, regado, com um manejo muito bem feito na trajetória de cada associado. A Alfa é um grande exemplo disso porque preza pelo seu cooperado, fomenta a cooperativa, valoriza o cooperativismo. É uma instituição que tem em sua base, a sustentabilidade econômica e também o compromisso com o formar, informar e educar”.