Eventos que estreiam o relacionamento entre a diretoria da Alfa e o quadro social da cooperativa. As pré-assembleias são mais uma oportunidade de avaliar, comentar e opinar sobre os diversos assuntos que envolvem a instituição, sendo um preparativo para a Assembleia de Líderes e a Assembleia Geral, que acontecem em fevereiro.
Neste ano, foram 22 reuniões que reuniram 8.681 participantes. Na imagem acima, um registro feito na regional de Xaxim, onde 507 cooperados marcaram presença. O objetivo foi repassar as principais informações da gestão da cooperativa principalmente referente a 2025, como: números das regiões administrativas (recebimento de produção, receitas, despesas, sobras, número de associados, colaboradores), valores relacionados ao capital social, e ainda, perspectivas de mercado no agronegócio e principais investimentos realizados e a realizar por parte da cooperativa, entre outros assuntos.
O presidente Romeo Bet avaliou de forma muito positiva o ciclo de pré-assembleias. “O propósito foi atingido. Observamos um número bem expressivo de participantes que demonstravam a alegria e a satisfação em integrar uma cooperativa. De nossa parte, também estávamos muito felizes em mostrar as realizações que tivemos ao longo do ano, tais como as obras concluídas, as que estão em andamento e as perspectivas para as futuras ações. Essa confiança e elo com os associados foi uma construção feita ao longo de 58 anos”, enalteceu ao mencionar a importância da participação dos associados em todos os eventos promovidos pela Alfa.
Na oportunidade, também são apresentados os programas educacionais como o: Alfa Jovem, Alfa Mulher, Casal Alfa e iniciativas de qualidade e sustentabilidade, envolvendo milhares de participantes.
Outro ponto alto dos encontros foram os números referentes ao App Cooperalfa, o qual registra evolução e reforça o relacionamento com o associado, por meio do acesso a preços, extratos, notas e movimentações. Em 2025, 43% dos cooperados já utilizam a ferramenta.
Por fim, a diretoria executiva explanou sobre a Reforma Tributária, com impactos diretos para cooperativas e produtores rurais, e reforçou os motivos para cooperar com a Alfa: gestão transparente, reinvestimento regional, assistência técnica qualificada e compromisso com o desenvolvimento das famílias e comunidades rurais.