O papel cultural da Casa da Memória Unimed Federação/RS, consolidado ao longo de seis anos de dedicação às artes, recebeu uma das mais altas distinções do Estado. Na noite de 18 de dezembro, o espaço sediou a cerimônia de entrega do Prêmio Literário da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL). Na ocasião, a Casa recebeu o Prêmio Olinto de Oliveira, distinção que celebra a trajetória de fomento às artes em suas múltiplas faces.
O troféu foi entregue pelo vice-presidente da ARL, Roberto Schmitt-Prym, ao presidente do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, e ao coordenador do espaço, Salus Loch. A escolha do local para a solenidade não foi por acaso: realizar o evento na Casa da Memória permitiu que os convidados testemunhassem o ambiente concebido pelo médico e escritor Nilson Luiz May, presidente da Unimed Federação/RS, que idealizou o projeto como um elo indissociável entre a ciência da cura e o humanismo das artes e do saber.
Espaço de conexões
Ao longo de sua existência, a Casa notabiliza-se por estabelecer conexões com diversas entidades, já tendo promovido 16 exposições. O calendário do espaço é marcado por uma curadoria atenta, oferecendo atrações, como exposições, cursos e oficinas, o que democratiza o acesso ao conhecimento e à produção artística. Esse dinamismo reflete a essência do patrono do prêmio conferido à Casa, Olímpio Olinto de Oliveira, médico pediatra e um dos fundadores da ARL, cuja vida foi dedicada tanto ao cuidado com a vida quanto ao rigor da escrita.
Homenagens
A noite também reservou momentos de celebração à produção literária contemporânea, com o anúncio dos vencedores do Prêmio ARL de Literatura 2025. Entre os discursos e as premiações, uma homenagem especial foi prestada à artista plástica Zoravia Bettiol, 90, cuja presença conferiu um brilho adicional à cerimônia e à escritora do ano, Martha Medeiros, patrona da Feira do Livro de POA, em 2025.
Consolidação
Na avaliação do presidente Nilson May, a conquista do Prêmio Olinto de Oliveira consolida um ciclo de reconhecimento institucional de alto nível à Casa Memória.
Você sabia?
Em 2024, a Casa da Memória já havia recebido a Medalha Cidade de Porto Alegre, concedida pela prefeitura, em razão de sua inserção cultural.